FANDOM

Devil May Cry é um jogo de vídeo game de ação do gênero "hack e slash" desenvolvido pela Ninja Theory e publicado pela Capcom. Servindo como um reinicio, é o quinto jogo da série Devil May Cry e o primeiro que não foi produzido diretamente pela Capcom, em vez disso, a produção foi tratada pelo estúdio inglês Ninja Theory, enquanto as filiais japonesas e americanas da Capcom supervisionaram a produção criativa e logística do jogo. Foi lançado a 15 de janeiro de 2013 para PlayStation 3 e para Xbox 360 e a 25 de janeiro de 2013 para Microsoft Windows. A Devil May Cry: Definitive Edition, uma versão melhorada que inclui novos modos de jogo e com todos os conteúdos adicionais, foi lançada a 10 de Março de 2015 para PlayStation 4 e Xbox One.

Anunciado em 2010 durante o Tokyo Game Show, o jogo decorre numa realidade alternativa da série Devil May Cry. É focado no personagem Dante, na casa dos vinte anos, capaz de usar poderes sobrenaturais que se encontra sobre ataque de Limbo, uma cidade sensível e povoada por demônios. A re-imaginação da série Devil May Cry foi requisitada pela Capcom, resultando num videojogo feito de uma perspectiva Ocidental em contraste com os jogos antecedentes. A Capcom deu assistência à Ninja Theory na construção da jogabilidade para ficar reminiscente com os jogos anteriores.

A reação inicial foi bastante negativa em resultado da descaracterização do Dante, apesar da imprensa especializada considerar tais afirmações exageradas. Não obstante, na altura do lançamento, foi muito bem recebido pelos críticos com os sites de críticas agregadas GameRankings e Metacritic a darem à versão PlayStation 3 85.78% e 86/100, à versão Xbox 360 85.61% e 86/100 e à versão para Windows 80.00% e 84/100, respectivamente. Os elogios focaram-se sobretudo nos gráficos, na jogabilidade, na história e no desenho dos níveis. As críticas foram mais dirigidas à longevidade do jogo e aos combates com os chefes, com as análises a fazerem notar que não são tão excitantes ou divertidas como o resto do jogo.

Jogabilidade Editar

Dante ataca um inimigo com a espada Rebellion. A palavra "Brutal!" qualifica o desempenho do jogador em combate.

Os jogadores assumem o papel de Dante enquanto ele usa os seus poderes e armas para lutar contra os inimigos e navegar no traiçoeiro Limbo. Igual aos jogos anteriores da série, Dante pode realizar combinações de golpes, atacando com a sua espada, Rebellion, e disparar com as suas pistolas gêmeas, Ebony e Ivory. Novo na série são os modificadores de Dante, conhecido como Modo Anjo e Modo Diabo, que são ativados pressionando um dos botões de disparo.

Quando em Modo Anjo, a espada de ataque de Dante é a Osíris, uma arma tipo foice, enquanto no Modo Diabo, Dante usa a Arbiter, uma arma mais lenta mas também mais poderosa. Estes modos também alteram a mobilidade de Dante. Usando o Modo de Anjo permite a Dante puxar-se a si mesmo na direção dos inimigos e vários pontos em cada nível, enquanto o Modo Diabo permite a Dante puxar os inimigos e objetos na direção dele. Dante também é capaz de saltar sobre grandes buracos no modo de Anjo.

Todos estes movimentos podem ser utilizados em conjunto uns com os outros para executar combinações maciças, que são classificadas em estilo. Quanto mais tempo o jogador ataca sem ser repetitivo e evitando danos, o nível de estilo vai sendo classificado por letras. A letra(s) vão ficando preenchidas gradualmente, começa sem nenhum grau, torna-se "Dirty" depois de um pequeno numero de ataques, em seguida, procede para "Cruel", "Brutal", "Anarchic", "Savage", "SSadistic", e o topo máximo em "SSSensational"; se Dante recebe danos, o ranking de estilo cai uns níveis. Cada letra é um multiplicador para os Pontos de Estilo ganhos em combinações. Quando é recolhida energia suficiente, que se obtém ao matar inimigos ou recebendo itens específicos, Dante pode ativar o modo Devil Trigger, que desacelera o tempo em seu redor, o que lhe permite executar ataques mais elegantes. Como os jogos anteriores, Dante pode vários tipos de almas que podem ser usadas para recuperar saúde, comprar itens e atualizar o conjunto de movimentos de Dante.

DmC também tem incluído o modo Bloody Palace. Editado depois do lançamento do jogo, sobre a forma de conteúdo transferível gratuito, em Bloody Palace os jogadores controlam Dante numa espécie de jogo de sobrevivência em cem níveis incluindo lutar contra os cinco novos chefes.

Sinopse Editar

O jogo decorre num universo paralelo da série Devil May Cry. Dante (voz de Tim Phillipps) e na sua viagem através da cidade fictícia de Limbo, uma cidade que aparentemente calma no início, mas que se transforma numa retorcida paródia de si mesma com demônios e outras monstruosidades, que como ela, frequentemente tentam matar Dante. Durante a história, Dante conhece uma moça chamada Kat que o leva-o a conhecer o chefe da "The Order", uma organização vista pela imprensa como terrorista, que luta contra os demônios de Limbo. Vergil é o chefe da "The Order" e recruta Dante para lutar com ele. Enquanto luta contra os inimigos Dante descobre que é um Nefilim, filho de um anjo e de um demônio. Durante o jogo, Dante é perseguido por Mundus (interpretado nesta versão como um demônio de aparência humana com um complexo de Deus), que procura matar Dante.

Enredo Editar

A história se passa em Limbo City, uma cidade moderna secretamente controlado por demônios, manipulando a humanidade através dos confortos da vida, com os demônios a viverem num plano paralelo - o Limbo. Vivendo à margem da sociedade e fora da lavagem cerebral encontra-se Dante, um jovem em conflito com os demônios que constantemente tentam matá-lo, e as autoridades civis que os controlam. Dante é avisado por uma jovem chamada Kat que ele está em perigo. Depois de ter sido puxado para Limbo, Dante é guiado através do Bellevue Pier, no parque de diversões por Kat, que pode ver Limbo com os seus poderes psíquicos. Depois de voltar para a dimensão humana, Dante é convidado por Kat em voltar com ela e falar com o seu chefe.

Ao longo do caminho, Kat explica que ela faz parte de "A Ordem", uma organização vigilante liderada por Vergil, com a intenção de expor os demônios e libertar o mundo do seu controle. Vergil diz a Dante que, com a sua ajuda, a Ordem pode derrubar os demônios. Dante descobre que ele e Vergil são os filhos de Sparda e Eva. Vergil revela que Sparda e Eva foram demônio e anjo, respectivamente. Dante e Vergil são Nefilim capazes de matar o cruel rei demônio Mundus, ex-aliado de Sparda. Com medo das crianças Nefilim, Mundus atacou a família e matou Eva. Mundus também condena Sparda ao desterro e à tortura eterna, mas antes já Sparda tinha colocado os seus filhos em segurança, limpou suas memórias para sua própria proteção e deu a cada um uma espada (Rebellion para Dante, Yamato para Vergil). Dante resolve assim ajudar Vergil a derrubar Mundus e o seu regime.

Dante, com a ajuda de Kat, começa gradualmente a eliminar as operações de Mundus. Durante os estágios finais de sua campanha, Dante vê que a Ordem está a ser massacrada. Ele retorna e encontra Kat e Vergil vivos. Enquanto Vergil foge com seu irmão, Kat é brutalmente espancada e arrastada por tropas da SWAT. Na esperança de obter Kat volta, Dante sequestra a concubina do demônio Mundus, Lilith, que está grávida do seu filho. Ele se oferece para trocar, Lilith por Kat. No entanto, Vergil mata Lilith e o seu filho, desencadeando um tiroteio a partir do qual os três aliados escapam por pouco de um ataque enfurecido de Mundus a partir da sua fortaleza em Silverstack Towers. Kat, em recuperação dos ferimentos, diz-lhes de uma forma de entrar nas Torres, sede de Mundus. Dante e Vergil infiltram-se nas Torres e enfrentam Mundus, que está consumindo energia do Hellgate, um portal para o seu reino dentro de seu escritório. O rei demônio tenta matar Dante, mas Vergil, fecha o Hellgate e esfaqueia Mundus nas costas. Mundus constitui um novo corpo para si mesmo e ataca os irmãos novamente. Mundus é finalmente derrotado, e com ele o escudo que tornava os demônios invisíveis para o mundo dissolve-se, deixando os demônios visíveis para os seres humanos e fundindo o mundo humano e Limbo juntos.

Após a derrota de Mundus, Vergil revela as suas verdadeiras intenções: com Mundus desaparecido e sua família vingada, ele pretende governar a humanidade. Dante está consternado com a atitude insensível do irmão para os seres humanos e se opõe a ele. Antes de Dante matar Vergil, Kat implora para ele não o fazer. Dante não o mata e Vergil escapa. Diante de um mundo agora infestado de demônios, Dante questiona a sua própria identidade e Kat para conforta-lo diz-lhe que ele é "Dante, nada mais e nada menos."